Muito se fala sobre os benefícios da leitura e da importância de fermentar o gosto por ler nas nossas crianças. A leitura também é utilizada na hora de dormir para acalmar o bebé e fortalecer os laços afetivos entre a criança e os papás.

Mas as vantagens não são apenas culturais, estudos científicos evidenciam que a leitura é também um hábito favorável ao desenvolvimento cerebral dos mais pequenos. Sabendo disso o papel dos papás aqui é fundamental pois ao estabelecer uma rotina de leitura para seus filhos estão a contribuir para que sejam tudo que são capazes de ser.

A criança exposta à leitura desenvolve melhores capacidades de comunicação, melhor relacionamento com os papás, sentindo-se mais segura e amada, melhores competências lógicas e até mesmo menos ansiedade e stress.

Então como fazemos para criar esse hábito tão saudável e importante para nossos bebés?

A primeira coisa a fazer é encontrar um horário adequado, normalmente utiliza-se a hora de dormir mas a hora da leitura pode ser também uma boa distração durante o dia.

Escolher um lugar confortável e aconchegante também é essencial, se houver desconforto ou outras distrações a criança pode não se interessar pela hora da leitura.

Ler livros adequados à idade do bebé. A princípio livros com muitas imagens e poucas palavras e aos poucos podem começar a tentar perceber os assuntos preferidos da criança e utilizar livros com mais história.

Por exemplo se o bebé começar a gostar de dinossauros ou algum personagem de desenho animado em especial, podem ler e explicar para ele a respeito do que estão a ver no livro. Não se limitem ao que está escrito, sejam teatrais e imitem as vozes dos personagens e inventem diálogos, também faz parte da brincadeira.

Espalhar livros pela casa também é uma ótima estratégia pois vai incentivar o seu filho a brincar com livros e ver as imagens.

Vai notar que as crianças são muito curiosas e adoram folhear os livros, principalmente os livros de atividades para as crianças pré-escolares ou livros simples com formas e desenhos para os mais novos.

Dr. Pedro Matos