CONSULTAS DE INFERTILIDADE
As consultas psicológicas auxiliam o casal a lidar com suas implicações, com aconselhamento profissional baseado na compreensão e aceitação sem julgamentos.
O diagnóstico de infertilidade é recebido pelos casais com grande choque, sendo um tema muito sensível e gerador de elevado sofrimento.
Quando os casais optam por recorrer a tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) o seu estado emocional e psicológico tende a oscilar ao longo do tempo, podendo refletir o entusiasmo e a esperança de alcançar a gravidez ou o cansaço e o desgaste físico e psicológico decorrente dos tratamentos ou do seu resultado.
Assim, tanto o diagnóstico de infertilidade como as técnicas de PMA têm inúmeras implicações no bem estar físico, psicológico, emocional e social dos casais, podendo impactar o relacionamento conjugal, familiar e social ou potenciar sintomas ansiosos, depressivos, de cansaço, tristeza, stress e reações de perda.
O objetivo da consulta de infertilidade é fornecer suporte psicológico e emocional aos casais durante as diferentes etapas que constituem este processo, desde o diagnóstico aos tratamentos e mesmo após os tratamentos, o psicólogo poderá auxiliar o casal a lidar com suas implicações, com aconselhamento profissional baseado na compreensão e aceitação sem julgamentos.
Durante a consulta poderão ser abordados temas como o impacto da infertilidade e dos tratamentos em cada um dos membros do casal, no relacionamento conjugal, nas relações familiares e sociais, na auto-estima do casal e na própria identidade pessoal, promovendo uma adaptação dos objetivos pessoais e parentais.
Como psicólogo, não podemos ver nossos clientes com os nossos olhos, as nossas experiências e nossas crenças. Temos sim que usar nosso conhecimento científico para os ajudar dentro das suas próprias realidades e forma de ver o mundo.
Dr. Pedro Matos
Contacto e Consultas