Um dos aspectos que mais costumo trabalhar em consulta com meus clientes é a aceitação da incerteza.

Para termos uma vida melhor, livre de ansiedade e preocupações, o primeiro passo é aceitar que nada é certo e que não podemos controlar todos os resultados.

Podemos SIM é ter hábitos e comportamentos que criam expectativas de resultados e até que sejam facilitadores dos mesmos mas temos sempre que contar com elementos incertos e fora de nosso controlo. 

Quando aprendemos a aceitar e até a gostar de não ter todas as certezas, passamos a apreciar a vida de outra forma.

A seguir estão algumas perguntas que escuto com mais frequência e o que podemos fazer para reduzir a ansiedade com a aceitação da incerteza.

1 – Porquê aceitar a incerteza ajuda a reduzir a ansiedade?

Aceitar a incerteza é aceitar que não podemos controlar tudo à nossa volta e uma grande característica de quem sofre com ansiedade é ter a necessidade de ter a vida toda controlada e organizado ao pormenor. Normalmente têm suas rotinas bem definidas e qualquer coisa que fuja ao planeado é um gatilho para o stress e o aumento da ansiedade. Desse modo, aceitar e entender que nem sempre podemos ter certeza de todos os resultados é um grande alívio mental e acaba por fazer muito para melhorar o bem estar.

2 – Como posso estar mais à vontade com a incerteza?

Há uma série de pequenos exercícios que pode fazer para se tornar mais resistente à incerteza. Alguns exemplos são pedir uma comida diferente no restaurante, usar uma peça de roupa de um estilo que não o habitual, ouvir música diferente do que costuma gostar, dormir do outro lado da cama, visitar lugares diferentes de forma espontânea, assistir um filme sem ler a crítica antes, fazer um caminho diferente para o trabalho etc.

Em resumo, tentar no seu dia a dia fazer coisas diferentes do habitual e para as quais não sabe o resultado. Por exemplo não sabe se irá gostar do prato novo, não sabe se o filme será bom, não sabe o que as pessoas irão achar da roupa diferente. E a ideia é mesmo essa, colocar-se de forma proposital em situações um pouco desconfortáveis e incertas mas que o resultado, sendo positivo ou negativo não será grave.

3 – Quando começo a ver resultados?

Isso varia de pessoa para pessoa mas mais importante do que focar nos resultados é focar no processo. Deve ter em mente que com a prática os resultados aparecem. Começar a exercitar a incerteza é como exercitar o corpo, ou seja, os resultados aparecem com repetição e consistência.

4 – Com que regularidade devo praticar os exercícios?

O ideal é praticar diariamente, até pode praticar diferentes situações por dia, não há um número certo mas quanto mais praticar, mais rápido os resultados irão aparecer.

Dr. Pedro Matos